E-BOOK da pesquisa, projeto aprovado !

Com alegria recebemos no final do ano a notícia que nosso projeto de lançar em formato de E-Book, a dissertação do Mestrado em Indústrias Criativas que conclui na UNICAP de 2021, foi aprovado com recursos da Lei Aldir Blanc, para Pernambuco.

Como já fazia um bom tempo que não atualizava por aqui, resolvemos esperar um pouco pra contar a boa novidade ! Não por falta de vontade ou desapego da pesquisa. O final do mestrado trouxe junto uma reflexão natural, acho eu, sobre quais rumos tomar, ou não, como diria o poeta baiano.

O tempo que precisa ter, tempo para assentar as conclusões, as ideias e o amadurecimento da experiência que vêm como resultado das observações feitas sobre como o software impacta a produção de documentários audiovisuais interativos e a cultura de modo geral.

Junto comigo a Fanzine, minha empresa e editora responsável pelo lançamento, que terá também o seu design gráfico criado pelo mago das luzes, Felipe Ferreira.

Em breve mais notícias desse lançamento , agora é mãos à obra !!

Lista atualizada de K-filmes no Showcase.

Publico aqui, a quem interessar possa, uma lista atualizada dos K-filmes com os links ativos e em Adobe Flash ( Descontinuados/EOL), no Showcase do site do KORSAKOW, em Março de 2021.

Esta lista é parte integrante de Apêndice da minha dissertação de Mestrado em Indústrias Criativas, na Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, sobre o uso do software de edição Korsakow na produção de narrativas não-lineares e interativas em documentários audiovisuais.

O programa é quem manda.

Seria minha tradução para o livro de 2013, de Lev Manovich, que assim como outras de suas obras permanecem sem versões para o português. Temos definitivamente uma lacuna aqui …

Manovich está me ajudando a entender melhor as teorias de mídia que se consolidam no mundo digital, sem que mesmo percebamos isto acontecer.

Uma das questões centrais são os pensamentos e motivações que cientistas como Alan Kay e Engelbart, entre outros nas décadas de 1960 e 1970, criadores dos conceitos e técnicas práticas que vieram a estruturar as mídias digitais contemporâneas através de softwares como Photoshop, Illustrator, Maya, Final Cut e After Effects ?

Pra nossa sorte a editora Bloomsburry disponibiliza a leitura em sua plataforma de livre acesso, leia aqui o Livro.

Outro de seus livros nós já indicamos aqui em agosto de 2020,